Aquela realidade futurista vista em filmes de ficção científica pode estar próxima de acontecer diante da chegada do 5G. Carros automatizados, robôs trabalhando à frente da produção em fábricas, internet com ultra velocidade e cidades conectadas são alguns exemplos de avanços que o 5G pode trazer para a tecnologia que o mundo já conhece.

Diante do leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre os dias 4 e 5 de novembro deste ano, muita coisa está prestes a mudar, já que o 5G possui uma série de características bem diferentes se comparadas às tecnologias anteriores.

Segundo a definição dada pela Anatel, a nova tecnologia 5G deve começar a fazer parte da vida dos brasileiros até o dia 31 de julho de 2022, funcionando primeiramente nas 26 capitais e no Distrito Federal, além de se estender para outras cidades que tenham mais de 500 mil habitantes até julho de 2025. Quantos às cidades com mais de 30 mil habitantes, o prazo de implantação é julho de 2029.

Ainda será preciso grandes mudanças para que a implantação dessa nova fase da internet aconteça por completo devido à necessidade de muitas antenas e da construção de toda uma infraestrutura de fibra óptica para o transporte de dados e para que o potencial do 5G seja entregue com qualidade e eficiência.

A fase de instalação desses equipamentos deve ocorrer de maneira gradual, de acordo com a estratégia de cada operadora, porém, conforme a demanda dos consumidores e a competição do mercado, a cobertura pode acontecer até mesmo antes das metas previstas pela Anatel.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e fique por dentro do mundo da tecnologia!