Ano passado o Brasil registrou 134 milhões de pessoas com acesso à internet, isso equivale a 74% da população. Mas, ao longo do tempo não apenas a forma de utilizar internet que mudou, mas a própria rede mundial de conexão evoluiu e agora, os pais desenvolvidos já testam a tecnologia do 5g. Porém, o que isso significa e o que muda na vida da população?

5g – o novo modelo de dados móveis

            5g no básico significa que é a 5ª geração dos dados móveis, uma evolução do que utiliza agora, o 4g. Na prática as conexões entre a torre de comunicação e o receptor de internet será mais rápido, transmitindo a informação com a maior rapidez que o 4g.

Em resumo, as redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.

            De acordo com um órgão regulador britânico, Ofcom, a rede 4g transmite os dados por 1Gbps por segundo, no 5g, a promessa é que ocorra 20Gbps por segundo. Gbps é a abreviação de Gigabits per second, ou seja, Gigabits por segundo, que é uma unidade de medida para a velocidade do fluxo de informação digital.

Quais as vantagens da quinta geração de dados móveis?

            No dia a dia esse aumento na velocidade começará a ser perceptível. Alguns exemplos práticos:

  • Baixar um filme: Com o 4g – 2 minutos; com o 5g – 3,7 segundos.
  • Baixa 1h de música: Com o 4g – 20 segundos; com o 5g – 0,6 segundos
  • Carregar uma página na web: Com o 4g – 0,9 segundos; com o 5g – 25,6 milissegundos.

Outra vantagem prometida pelas operadoras de chip com cobertura 5g é duração da bateria. Os estudos apontam que as primeiras baterias duraram 1 dia inteiro, na frente e com aperfeiçoamento, esse tempo pode se estender. Com isso, os aparelhos além de ter uma vida útil maior, poderão ser mais finos.

Como funcionará a cobertura

A cobertura também será diferente da que tem hoje em dia com o 4g. As torres de transmissão aceitarão mais aparelhos transmitindo ao mesmo tempo. Grandes eventos como shows e celebrações de fim de ano, que reúnem milhares de pessoas, terão cobertura e acesso garantidos à internet, diferentemente do que acontece hoje com falhas e dificuldades de acesso à internet.

Especialista afirmam que o 5g suportará 1 milhão de aparelhos por quilometro quadrado, mas a quantidade pequena antenas de transmissão tem que ser maior e mais distribuídas.

Conclusão

            Apesar de parecer um ambiente de filme futurista, o 5g já é a realidade em países asiáticos, na Europa e nos Estados Unidos da América. Aqui no Brasil ainda deve demorar, pois, o preço de infraestrutura é alto. Estima-se que, na Europa, os custos de instalação da nova infraestrutura de antenas somarão entre 300 e 500 bilhões de euros.

Conta pra gente aqui nos comentários o que você espera da rede 5G e se você também mal pode esperar para viver essa nova experiencia em tecnologia?