Antes de falar o que é Smart City é preciso entender o conceito de IOT- a Internet das coisas, pois é de lá que sai as Smart Cities e tantas outras coisas que já é tão presente no nosso dia a dia. Internet das Coisas é um termo guarda-chuva usado para descrever uma ampla variedade de objetos inteligentes capazes de se comunicar através da internet. Ele também pode ser usado para descrever a rede virtual que é responsável pela comunicação de todos esses dispositivos – que incluem Smart Objects, Gestão de Energia, Automação Industrial e as Smart Cities. Mas, afinal, o que é Smart City?  

Smart Cities são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida de uma cidade.  Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura e serviços de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade. 

Apesar de ser um conceito relativamente recente, o conceito de Smart City já se consolidou como assunto fundamental na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado global de soluções tecnológicas. 

As principais características da Smart Cities:  

A principal característica é a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e na big data para gerenciamento de forma eficaz e sustentável. Os principais pilares que se sustentam os projetos são: a diminuiçãodo consumo energético, redução das emissões de CO2 e aumento do bem-estar dos cidadãos. 

Podemos listar para você algumas características das cidades inteligentes que são: Utilização das tecnologias da informação e comunicação, automação e controles de edifícios, planejamento urbano eficiente, mobilidade urbano e transporte púbico eficiente, gestão inteligente resíduos sólidos, melhoria da sustentabilidade ambiental, preocupação com ambiente social, tecnologia ligada à educação, tecnologia ligada à saúde, sistema de comércio eletrônico, transparência entre os governadores e cidadãos, dados compartilhados: open data. 

 Você conectado com o futuro 

Diferentes estudos calculam que em 2020 a atividade relacionada à smart cities representará um volume de negócios de cerca de 1,5 bilhão de dólares em todo o mundo. Esse valor representa um sinal inequívoco de que o investimento e a aposta neste tipo de ambiente urbano continuarão crescendo de forma exponencial durante os próximos anos.   Por isso, você não pode ficar de fora do futuro que está cada vez mais próximo, nos siga nas redes sociais e acompanhe a tecnologia cada vez mais perto de você!